Funcionários estão ficando mais rudes no trabalho, dizem executivos de TI

O comportamento considerado potencialmente ofensivo no trabalho inclui verificar e-mail enquanto alguém está tentando ter um uma conversa "cara-a-cara"

Executivos de TI dizem que os funcionários estão ficando mais rudes no trabalho, e estão culpando a tecnologia pelo aumento da falta de bons modos. Especificamente, a tecnologia móvel está levando a mais violações de etiqueta no local de trabalho, de acordo com levantamento de dados feito pela Robert Half Technology.

O pessoal especialista em TI entrevistou 2.300 CIOs de empresas norte-americanas com pelo menos 100 trabalhadores. Os CIOs foram questionados sobre qual o efeito que o aumento do uso de aparelhos eletrônicos móveis teve sobre a etiqueta no trabalho, e 64% disseram que as violações de etiqueta têm aumentado. Isso está acima dos 51% que disseram a mesma coisa em 2010. Quase um terço (32%) disse que os lapsos de bons modos continuam iguais e 4% notaram uma diminuição.

O comportamento considerado potencialmente ofensivo no trabalho inclui: verificar e-mail enquanto alguém está tentando ter um uma conversa "cara-a-cara", deixar uma mensagem de correio de voz desnecessariamente longa, prestar mais atenção em um laptop do que em um alto-falante durante uma reunião e não desligar o toque dos smartphones durante uma reunião.

Os dispositivos móveis têm ajudado as pessoas a se tornarem mais produtivas no trabalho, mas também potencialmente mais distraídas, segundo John Reed, diretor-executivo sênior da Robert Half Technology (RHT). "Se você não está totalmente envolvido em uma conversa ou reunião, pode passar mais tempo respondendo e-mails do que ouvindo", disse Reed em um comunicado. "Estes dispositivos podem também tornar mais fácil ofender colegas sem querer quando você dispara uma mensagem muito rapidamente ou usa o meio errado para enviá-la".

Apesar disso, a maioria dos executivos de TI hoje se encontra trabalhando fora do horário comercial tradicional - uma prática facilitada graças à proliferação de dispositivos móveis. Consultados pela RHT, 73% dos CIOs disseram trabalhar "muitas vezes" ou "às vezes" nas noites e fins de semana. O restante disse que raramente (12%) ou nunca (14%) trabalha fora do horário normal de expediente. (1% disse que não sabia.)

IDGNOW

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cisco router password recovery